No Japão, é o momento de o inverno dar lugar à primavera
Neste ano comemorado no dia 20 de março, o equinócio de primavera (春分の日) é um feriado nacional no Japão e marca a transição de estações, em que o dia e a noite têm a mesma duração, e os dias frios dão lugar à primavera. A época é marcada pelo início da floração das cerejeiras (sakura), a partir das regiões mais ao sul do Japão, subindo para as áreas mais frias ao norte, até o mês de maio.
O início da primavera é uma oportunidade para refletir e honrar os antepassados
Além de marcar o início da mudança de estação, suscita também um momento de reflexão e respeito aos antepassados. Segundo a tradição budista, os três dias que antecedem e sucedem esse equinócio, totalizando um período de sete dias, recebem o nome de higan (彼岸), período que representa uma travessia para alcançar o mundo da iluminação espiritual. Por isso, nessa época costuma-se fazer visitas aos túmulos dos familiares e fazer oferendas aos antepassados.
Um ditado japonês diz “Com o equinócio do outono acaba o calor, com o da primavera o frio” (暑さ寒さも彼岸まで), mostrando o quanto as estações do ano são bem marcadas no arquipélago japonês e como os equinócios as influenciam.
+ Saiba mais sobre o Equinócio de Outuno Japonês, o Shuubun No Hi
No ano passado, a Japan House São Paulo lançou um filtro para o Instagram com o tema Sakura. Entre no clima da primavera, acesse o Instagram e faça uma publicação com o filtro do Instagram para celebrar essa data tão especial.
+ Disponível apenas para celulares: Use o filtro da JHSP para o Instagram com o tema Sakura
Não esqueça de nos marcar! Assim conseguimos ver sua criatividade. :)
Leia mais sobre como os japoneses celebram as diferentes estações do ano:
+ Conheça o Setsubun, o dia que separa as estações
+ Os japoneses adoram comemorar o Hatsuhinode, o primeiro amanhecer do ano