Artigos

Documentário Fashion Forms | Ep. Kokone Igarashi x Kotone Yuasa

Neste projeto Fashion Forms, designers trabalham em parceria com pessoas com deficiência para criarem uma peça de roupa única e especial para elas. Saiba mais e confira este episódio!

Compartilhe

O Fashion Forms

O Fashion Forms, projeto fundado por Souta Yamaguchi e Junko Igarashi, é apresentado em forma de documentário e explora a diversidade da moda, propondo formas de apoiar as pessoas com deficiência. Neste trabalho, designers com características distintas e cinco pessoas com diferentes tipos de deficiência são colocados frente a frente para que uma roupa específica e especial para cada uma delas seja produzida.

A Japan House São Paulo teve acesso a um dos episódios do projeto, intitulado ‘Kokone Igarashi x Kotone Yuasa (CULTURAL LAB.)’

Neste capítulo, Kotone Yuasa, membro do CULTURAL LAB., uma organização estudantil voluntária que realiza iniciativas experimentais na sociedade, se dedicou a criar um design de moda utilizando um gerador de imagens por inteligência artificial que apoie tanto o aspecto emocional quanto físico de Kokone Igarashi. Carinhosamente chamada de Koko-chan, a jovem possui deficiência intelectual e severa paralisia cerebral, visão extremamente limitada e epilepsia.

Dê o play abaixo e confira:

 

 

 

Entendimento e reconhecimento em relação à deficiência no Japão

“No Japão, embora a compreensão de deficiência esteja se expandindo de um modelo individual, cujo problema é atribuído ao indivíduo, para um modelo social, sinto que as pessoas com deficiência ainda estão em uma posição vulnerável e que existe injustiça no que diz respeito à falta de consideração. Gostaria de mudar essa mentalidade começando pelos pequenos círculos sociais que estão à minha volta, entendendo a deficiência como uma individualidade, apoiando e respeitando” - comentou o diretor de moda Souta Yamaguchi.

“Encarar a questão da deficiência através da moda significa apoiar essas pessoas tanto no aspecto físico quanto no emocional e está ligado ao enriquecimento da vida cotidiana delas. Assim como cada pessoa tem deficiências de diferentes tipos, há formas distintas de moda. Ao criar diversas formas de moda junto com pessoas com deficiência, em vez de impor um único padrão, quero afirmar a existência delas dentro da moda como um todo”, ele continua.

Voltar ao topo