Os bastidores de Tokyo 2020
O projeto 'Criadores', desenvolvido pela Japan House São Paulo, explora a riqueza de possibilidades com conteúdos sobre tecnologia, criatividade, arquitetura, ciência, esportes, entre outros, vindos diretamente do Japão, com os especialistas destas áreas: Kengo KUMA, renomado arquiteto japonês, responsável por vários projetos arquitetônicos relacionados aos esportes; Kota IGUCHI, motion designer nipônico e um dos incumbidos de criar os movimentos animados dos pictogramas; Asao TOKOLO, artista criador do emblema de Tokyo 2020 e do design do podium; Naoki SATO, compositor japonês que criou a música da cerimônia de premiação especialmente para o evento; Souta YAMAGUCHI, designer responsável pelas roupas utilizadas pelos staff do evento e da bandeja de medalhas; Takayuki HIOKI, produtor executivo da abertura e encerramento de Tokyo 2020; além de professores, pesquisadores, atletas da área da ciência, e outros.
Programação:
JHSP Live com Kota IGUCHI: 29 de julho
Kota IGUCHI é um renomado diretor criativo japonês. Nascido em 1984, estudou na Musashino Art University e se tornou especialista em motion graphics. Hoje, Iguchi trabalha como diretor de vídeo e criação de equipes. Para Tokyo 2020, foi protagonista no desenvolvimento dos pictogramas em movimento, e deu vida aos símbolos esportivos.
JHSP Live com Kengo KUMA: 05 de agosto
Nascido em 1954, Kengo KUMA é um renomado arquiteto japonês. Em 1990, fundou Kengo Kuma and Associates. Lecionou na Universidade de Keio e Universidade de Tokyo, onde atualmente é professor universitário e professor emérito. Trabalhou com vários projetos arquitetônicos relacionados aos esportes, incluindo o Estádio Nacional do Japão.
JHSP Live com Ken ENDO: 19 de agosto
Ken ENDO é um pesquisador associado da Sony Computer Science Laboratories Inc. e CEO da Xiborg Co. Endo recebeu seu PhD como membro do grupo de Biomecatrônica do Media Lab. Na Sony CSL, trabalha com a tecnologia que reabilita e aumenta a capacidade física humana, como próteses e órteses. Sua equipe atualmente desenvolve próteses atléticas com o objetivo de levar esportistas das provas mais rápidas do atletismo (100m e 200m) à medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tokyo 2020.
Ken Endo entrou para a lista dos principais inovadores com menos de 35 anos da MIT Technology Review (TR35). Ele foi escolhido como Jovem Líder Global de 2014 pelo Fórum Econômico Mundial.
JHSP Live com Takayuki HIOKI: 09 de setembro
Profissional da área de negócios internacionais interligados ao esporte, Takayuki HIOKI é o atual presidente da empresa Sport Branding Japan, atuando no setor esportivo no Japão e no exterior. Já trabalhou na área de marketing junto às organizações esportivas e, para Tokyo 2020, atua como produtor executivo da abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
JHSP Live com Souta YAMAGUCHI: 11 de novembro
Souta YAMAGUCHI foi o responsável pelo design das roupas utilizadas pelo staff de Tokyo 2020 e da bandeja onde estavam as medalhas. Partiu do conceito “novo estilo de roupa formal” e integrou os pontos fortes das vestimentas orientais e ocidentais, combinando a harmonia do estilo japonês com a praticidade. É um dos representantes jovens da área de moda do Japão e tem como meta a “celebração que será herdada nas próximas gerações”.
JHSP Live com Asao TOKOLO: 18 de novembro
Asao TOKOLO é artista e cria padrões relacionados a conexão desde 11 de setembro de 2001. Continua a se envolver em várias áreas como arte, arquitetura e design. No currículo, TOKOLO conta com emblemas e padrões baseados na teoria da geometria simples e que são reproduzíveis por um compasso e uma régua. O artista foi o responsável pela criação do design do podium e do emblema de Tokyo 2020, inspirado pelo padrão kumi ichimatsu.
JHSP Live com Naoki SATO: 09 de dezembro
Naoki SATO trabalhou principalmente na composição de trilhas sonoras de filmes. Tokyo 2020 foi a primeira experiência do compositor relacionada ao esporte e a música tocada na cerimônia de vitória foi desenvolvida por ele. O “hino dedicado aos atletas” foi o principal conceito para a criação da melodia, que faz lembrar a grandiosidade do evento.