O Ciclismo no Japão
O ciclismo no Japão oferece uma enorme variedade de rotas, com vistas de mar azul cintilante, montanhas majestosas e vilas rústicas, proporcionando a oportunidade de explorar caminhos incomuns, conhecer os habitantes locais e se familiarizar com o destino.
Há algo para ver em cada estação - das flores de cerejeira na primavera às cores ricas do outono. A dica é subir em uma bicicleta e conhecer um lado diferente do Japão!
Lojas para alugar bicicletas podem ser encontradas perto da maioria das principais rotas de ciclismo do Japão. É possível escolher a bicicleta adequada ao objetivo, seja uma bicicleta urbana, uma bicicleta de estrada, uma mountain bike ou até mesmo uma e-bike motorizada. Passeios de bicicleta guiados também estão disponíveis em muitos pontos importantes e áreas urbanas, dando aos visitantes uma grande oportunidade de aprender mais sobre a história local e a natureza, além de conhecer novas pessoas.
Lago Towada, Província de Aomori
Os ciclistas migram para Aomori (localizada no norte do Japão), para fazer o percurso de ciclismo ‘Towada-Oirase’ que se estende por 24 quilômetros através de um exuberante parque nacional.
É possível pedalar ao longo da rota 102 fazendo paradas na impressionante Correnteza Ashura e nas Cataratas Kumoi, ou seguir no Lago Towada, um lago de 200.000 anos que se estende por Aomori e a Província de Akita.
Existem muitas outras rotas de ciclismo em Aomori que permitem desfrutar de vistas espetaculares e especialidades locais, como maçãs e vieiras.
Relativamente inexploradas, as paisagens verdejantes de Aomori, os famosos festivais e os patrimônios mundiais são verdadeiras “joias escondidas”. Caminhar pelo deserto intocado, andar em trens e saborear deliciosos frutos do mar e saquê são apenas algumas das atrações principais.
Em Aomori e arredores, não perca os festivais coloridos de Aomori: Aomori Nebuta, Hirosaki Neputa e Goshogawara Tachineputa, o festival de lanternas de neve e cerejeiras no castelo de Hirosaki; os magníficos parques nacionais Shirakami Sanchi e Sanriku Fukko, as ruínas antigas e os grandes templos, santuários e castelos.
Ise-Shima, Província de Mie
Existem muitas outras rotas de ciclismo em Ise-Shima. É possível escolher rotas que levam a locais como a praia de Kou Shirahama, um destino popular caracterizado por suas praias de areia branca, e o Observatório Yokoyama na Ilha de Kashikojima, que sediou o Encontro de Ise-Shima em 2016.
A área de Ise-Shima está repleta de maravilhas, como o complexo do Santuário de Ise, um litoral deslumbrante de frutos do mar frescos. Ou também optar em pedalar pela Península de Shima, começando na estação JR Ugata até o Farol Daio-Saki em Daio (uma cidade que atraiu artistas por sua beleza cênica), depois atravessar a Shima Pearl Bridge e ficar no Observatório Kirigaki para assistir ao pôr do sol na Baía de Ago.
Há outras dicas para aproveitar a Província e seus arredores, como:
- experimentar algumas iguarias locais ao longo do caminho;
- conhecer as cabanas Ama, locais onde servem peixes frescos aos visitantes e os mergulhadores descansam;
- sentir a atmosfera do Santuário de Ise-jingu;
- assistir exposições ninja, shows, oficinas e muito mais em Iga Ueno;
- observar as tartarugas;
- fazer peregrinações ao longo da Praia de Shichiri Mihama.
Andar de bicicleta é a maneira perfeita de conhecer o melhor da região!
Leia também:
+ Trekking e Corrida nas Províncias Japonesas