Você deve se lembrar da nossa exposição Dō: A Caminho da Virtude, que ficou em cartaz na JHSP em 2018, e que apresentou a história, as técnicas e a filosofia do Budo. No Japão, este conceito fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação.
Por conta do momento que estamos vivendo de distanciamento social, resolvemos convidar mestres dos esportes apresentados na exposição como Aikidō, Kendō, Karatedō, Judō e Sumō para compartilharem alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.
Começamos pelo Aikidō, que é uma arte marcial moderna criada por Ueshiba Morihei, no século XX. Ele incorporou movimentos das tradicionais lutas corpo a corpo e adicionou a sua própria filosofia, ressaltando a importância do wa que, em linhas gerais, está relacionado com noções de harmonia e equilíbrio. Dependendo da situação, wa pode significar a harmonia do corpo e da mente; a harmonia entre as pessoas; ou entre a humanidade e a natureza.
A prática do Aikidō consiste em redirecionar a força do ataque, ao invés de se opor a ela. Não existe competição no Aikidō, seu objetivo é desenvolver a mente do praticante de acordo com as leis da natureza.
Neste vídeo, a sensei Emília Martinez, faixa preta 5º dan, da Associação Pesquisa de Aikido, explica alguns movimentos para aquecer o corpo antes da prática do Aikidō.
Vamos fazer em casa?
Associação Pesquisa de Aikido
Facebook: www.facebook.com/aikidopesquisa
Instagram: @aikidopesquisa
Site: aikidopesquisa.wordpress.com